terça-feira, 4 de novembro de 2008

Apresentações:

.

Antes de apresentar as intenções deste espaço, prefiro falar sobre quem fará suas atualizações. No entanto, não pretendo me identificar tão precisamente, mas será inevitável que certas coisas sejam ditas para que eu justifique a existência deste página. Aqui, teremos interfaces de resquícios teóricos diversos. Seja por um olhar afetado pela Psicologia, seja pela Arte, pela Ciência, pelo cotidiano de quem escreve neste espaço, ou por qualquer coisa que seja, o corpo será abordado de diversas maneiras. Nenhuma é definitiva, nenhuma é mais ou menos importante que outras. Todas as palavras presentes aqui, terão a permissão de contradizer-se e de questionar-se depois de terem sido postas como um diálogo do corpo consigo mesmo. Este lugar terá movimentos, fluxos, questionamentos, imprecisões, indiscrições, e muitas vezes (e por que não?) palavras sem sentido. Não pretendo explicar, ilustrar, e responder nada. O que quero é simplesmente deixar o corpo falar de si.

A ideia que estimula a existência deste território vem de um interesse em discutir as possibilidades de brincar com a linguagem, de questionar a ciência, de inventar objetos. E o objeto escolhido para inventarmos aqui (e fora daqui), foi o Corpo. Me formei em Psicologia, não exerço a profissão de psicóloga, faço uma especialização em Língua, Linguagem e Literatura, ganho um pouco de dinheiro vendendo artesanato, preservo minha sanidade andando de bicicleta, me interesso profundamente por Arte, Loucura e Fotografia, divago nos territórios da Subjetividade e rio do que não entendo, e não me importo muito em entender. Me interesso pela área de Educação e Políticas Publicas, não tenho pretensões de estar certa ou afirmar qualquer coisa que seja junto à qualquer teoria. Inevitavelmente estarei nas entrelinhas deste espaço mas, a validade deste fato não me darei o trabalho de definir.

Muitas das informações contidas aqui, serão fruto de um trabalho apresentado como Artigo para a conclusão do curso de Psicologia, orientado pela Professora Msc. Laurie C. Tavares (Psicóloga e Analista Institucional). Sem a sua ajuda este trabalho não teria sido feito, ou não teria sido concluído desta maneira. Sendo assim, felizmente, ela também estará presente em muitas entrelinhas deste lugar.

Virtualmente ou não, aqui, darei ao corpo um espaço de tempo e de lugar onde ele possa falar sobre si mesmo. Não há intenção em identificar suas invenções como artísticas, filosóficas, científicas ou políticas etc., mas, há uma intenção de falar sobre o corpo em variadas dimensões em que estas também se incluem.

O interesse principal deste espaço é tornar-se território. Um lugar qualquer. Onde corpos venham e se sintam afetados. Bem ou mal, de maneira que possam se sentir repelidos ou atraídos pelos signos presentes, o que importa é que aqui, qualquer corpo sinta-se à vontade para não atrofiar-se e sim, ganhar espaço e existir.


.

Nenhum comentário: