terça-feira, 4 de novembro de 2008

Capítulo quatro: uma arte, uma ciência e uma filosofia...


.

A fim de abordar a produção de subjetividade juntamente à ciência e à arte vemos como possibilidade ressaltar alguns aspectos que possivelmente relacionam estas duas últimas com a filosofia. A importância da filosofia nesta fundamentação se dá a partir de sua criação de conceitos. Assim como a arte e a ciência, a filosofia é também criadora. Não se tenta, aqui, dizer que os três sistemas são a mesma coisa, mas apenas enfatizar a relação entre eles a partir de seu processo criativo humano. A filosofia cria conceitos, a ciência cria prospectos, funções (proposições que não são juízos) e a arte cria perceptos e afetos (que não são percepções ou sentimentos) (DELEUZE, GUATTARI, 1992).

A filosofia é a arte de formar, inventar e fabricar conceitos, onde se tem como necessária uma questão, uma hora determinada, ocasião, circunstância, paisagens, personagens, condições, etc. Estes autores ressaltam que “toda criação é singular, e o conceito como criação propriamente filosófica é uma singularidade” (Op. Cit., p.15).

Segundo os mesmos autores, os conceitos têm sua maneira de não morrer, são submetidos a exigências de renovação, de substituição, de mutação. Se os conceitos não param de mudar podemos perguntar: qual unidade resta para as filosofias? É a mesma coisa para as ciências, as artes que não procedem por conceitos? Em que consistem as outras ciências e as artes, que têm sua própria história e seu próprio devir, e suas próprias relações variáveis entre elas e com a filosofia?

O conceito é abordado por eles como “expressão de um possível” (Op. Cit., p.29). É como uma pura e simples singularidade e que se efetuariam nos corpos. É um contorno, evidentemente conhecimento, mas conhecimento de si. A ciência não é nenhuma necessidade dele (do corpo) e se ocupa de estados de coisas e de suas condições. Já a arte seria a única coisa do mundo que se conserva, e se conserva em si e o que se conserva é um bloco de sensações (Op. Cit.).

A maior diferença entre a ciência e a arte é proposta por esses autores afirmando que um composto de sensações jamais se confunde com as “misturas” do material que a ciência determina em estados de coisas. O objetivo da arte, com os meios do material, é arrancar o percepto das percepções do objeto e dos estados de um sujeito percipiente, arrancar o afecto das afecções, como passagem de um estado a outro. A arte é a linguagem das sensações.

“É de toda arte que seria preciso dizer: o artista é mostrador de afectos, inventor de afectos, criador de afectos, em relação com os perceptos ou as visões que nos dá. Por fim podemos dizer que a filosofia faz surgir acontecimentos com seus conceitos, a arte ergue monumentos com suas sensações, a ciência constrói estados de coisas com suas funções” (DELEUZE, GUATTARI, 1992, p.227).

Segundo Paula Sibília (2002, p.20) as artes, as ciências e filosofias devem intimar o mergulho no caos, enfrentar o abismo do desconhecido e não desfrutar a tranqüilidade oferecida por certezas absolutas. A proposta é abrir uma fenda na segurança do já pensado para deixar passar a riqueza do ainda não pensado. Em vez de percorrer os caminhos já traçados pelas formas pregnantes do bom senso, instigar o fazer como se nada fosse evidente, desconfiar de tudo e apontar a apropriação do caos na criação permanente de novos conceitos.

.

Nenhum comentário: